quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Olimpíada Brasileira de Informática – OBI

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) anunciaram a realização da Décima Primeira Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2009), uma competição voltada para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. A OBI é organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Saiba mais sobre a OBI.

As modalidades e níveis da OBI2009 são:

Modalidade Iniciação:

Nível 1, para alunos até o sétimo ano (sexta série) do Ensino Fundamental (ou equivalente).
Nível 2, para alunos até o nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental (ou equivalente).

Modalidade Programação:

Nível Júnior, para alunos até o nono ano (oitava série) do Ensino Fundamental,
Nível 1, para alunos até o segundo ano do Ensino Médio,
Nível 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (ou que tenham cursado o Ensino Médio até dezembro de 2008).


Fonte: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Formulário para inscrições nas Olimpíadas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA


Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

As provas acontecem em quatro níveis distintos, a saber:

a) Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental no regime de 8 anos e 1ª à 3ª séries no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
b) Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental no regime de 8 anos e 4ª e 5ª séries no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
c) Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do Ensino Fundamental no regime de 8 anos e entre a 6ª e 9ª série no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;
d) Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série do Ensino Médio. Duração desta prova: quatro horas.


Fonte: REGULAMENTO DA XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - XII OBA – 2009
http://www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=6&pag=conteudo&m=s

Um novo espaço

E, saindo do forno, quentinho e no ponto certo, nós que fazemos o blog temos o enorme prazer de darmos nossas boas-vindas aos visitantes do nosso Espaço Olímpico.

O blog Espaço Olímpico é o lugar de pensar, encontrar informação, tirar dúvidas, consultar provas e gabaritos entre outras coisas, mas de, principalmente, interagir com a galera que vive antenada às Olimpíadas. Então sejam bem-vindos e se sintam à vontade para interagir conosco, afinal este espaço é todo nosso!